- Horizontes Artificiais
- Posts
- Criando estampas de camisetas com inteligência artificial
Criando estampas de camisetas com inteligência artificial
+ meu ebook sobre geração de imagens com o Midjourney está quase pronto!

Olá! 👋
Junto com um grande amigo, um dos meus projetos desse ano é criar uma marca de roupas. Mais especificamente, de camisetas.
Estou explorando algumas técnicas de criação de estampas e vim compartilhar meus aprendizados com vocês, usando inteligência artificial, é claro.
Vamos ao que interessa:
Eu utilizei o Adobe Firefly em diversos testes e cheguei nesse (e em alguns outros) resultados. Vou te ensinar o passo a passo que eu segui, mas o processo é livre e não existem regras.

1) Encontrando as referências certas
Para que você consiga chegar a resultados interessantes, precisamos partir de uma referência com direitos comerciais livres ou autorizados sobre o uso da imagem. Isso é importante para que você não utilize o estilo de outros artistas em suas criações.
Use e abuse da inteligência artificial, mas sempre com responsabilidade. Nada de cópias ou usos indevidos!
Assim sendo, encontrei essa referência no Envato Elements.
2) Primeiros testes no Firefly
Para começar, abri a ferramenta e solicitei uma criação mais ou menos parecida, porém eu queria que rosas saíssem dos olhos da caveira, ao invés do fogo. Não gostei do resultado, mas serviu pra ter uma ideia.
Prompt:
Uma caveira com rosas saindo dos olhos, flat design, flat illustration

3) Refinando o resultado com as referências
Se você nunca utilizou o Adobe Firefly, vou explicar como funciona o refinamento com base nas referências.
Dentro da ferramenta existem dois controles principais:
Referência de estrutura: permite que você defina a composição e a disposição dos elementos em sua imagem ou projeto. Isso inclui a organização de objetos, formas, e outros componentes visuais dentro da área de trabalho.
Referência de estilo: é usada para garantir a consistência visual e estética no design, conforme parâmetros predeterminados de cores, fontes, texturas, e efeitos.
Vou usar a referência que encontrei no Envato para definir a estrutura: ou seja, a caveira estará virada com os olhos para a esquerda, levemente inclinada.
Com relação ao estilo, selecionei uma referência dentro da própria biblioteca do Firefly: ilustração preta e branca, feita com lápis/grafite.

E eis o resultado. Você também pode alterar outros parâmetros presentes na plataforma e explorar outros caminhos de acordo com sua imaginação.

4) Criando a estampa:
Os próximos passos são mais próximos do design do que da tecnologia. Ou seja, você precisará utilizar sua bagagem enquanto designer para evoluir a partir daqui.
Eu comecei selecionando a ilustração que mais me agradou. Depois, expandi ela dentro da ferramenta, já que no resultado inicial cortou levemente o topo e o maxilar da caveira.

Depois, subi a imagem no Adobe Illustrator e rodei o comando de Image Trace (Sketched Art). Dessa forma, vamos transformar um .PNG para um arquivo vetorizado, garantindo mais controle sob as formas.

Agora, eu precisava compor a estampa. Somente a ilustração, na minha opinião, estava muito fraco.
Assim, recorri ao nosso querido ChatGPT e informei a ele da minha ideia, solicitando textos para colocar junto a peça gráfica.

Com mais alguns truques de Illustrator, cheguei nesse resultado!

E deixo aqui outra criações que consegui através desse método:


Pré-lançamento do meu ebook! 💡

Meu ebook sobre geração de imagens através do Midjourney está quase pronto! São mais de 50 páginas e 7 capítulos abordado desde a instalação até comandos avançados.
Quero te convidar a participar da construção. Como?
Acesse o arquivo no Figma e sinta-se a vontade para deixar comentários sobre qualquer coisa! Seu feedback é muito importante 😉
Se você leu até aqui, você é meu amigo.
Então, faz o seguinte:
Ou, você pode compartilhar essa newsletter para outros amigos.