Como gerar "imagens infinitas" com inteligência artificial

Já pensou conseguir dar zoom out em uma foto e ela nunca "acabar"? Nessa edição eu explico como fazer isso através do Midjourney.

Olá! 👋

Eu sempre gostei desses desafios de procurar o Wally, sabe? Me encanta o fato de existir uma imagem com tantos detalhes.

E se eu te contar que é possível gerar imagens como essa através do nosso queridinho Midjourney?

Vamos ao que interessa:

Para chegarmos a esse resultado, vamos utilizar o parâmetro --tile.

Um parâmetro é uma instrução adicional que você pode adicionar ao seu prompt para influenciar ou controlar o resultado da imagem gerada.

Se você quiser ler mais sobre parâmetros, eu já escrevi um guia completo sobre todos eles, explicando como utilizar e dando exemplos reais:

1) Gerando a imagem original

Para esse exemplo, solicitei a ferramenta para que gerasse uma cidade feita de Lego, e acionei o --tile ao final do prompt.

2) Gerando a segunda imagem

Agora começa a mágica. O truque aqui é usar o recurso 🖋️ Vary (Region) presente nas opções do resultado, após escolhermos a imagem original.

Agora, selecione um quadrado que englobe quase toda a imagem original, dessa forma, sem encostar nas bordas.

Assim, toda vez que você solicitar um novo 🖋️ Vary (Region), você terá uma nova peça do quebra cabeça. E aqui entra o trabalho humano de gerar variações da "peça original". Você também pode adicionar mais palavras chave no prompt.

Eu testei adicionar um lago no que será a minha cidade, por exemplo:

E assim chegamos ao resultado final. Eu gerei quatro peças, mas você quem decide quantas serão necessárias para o resultado que você busca.

O melhor de tudo é saber que elas sempre vão se encaixar.

Indicações da semana 💡

Eu vivo indo atrás de coisas novas, dentro e fora do mundo das AIs. Frequentemente encontro algumas coisas legais, e outras nem tanto. Por tanto, aí vai um compilado do que eu estive consumindo nos últimos dias…

📚 Um livro...

Imagina você se submeter a uma cirurgia que aumenta seu QI. O que poderia acontecer, além de você ficar super inteligente? O livro que terminei essa semana explora uma história bem intrigante a respeito desse assunto.

Resenha livro Flores para Algernon - Deviante

🎧 Um podcast…

Eu escutei todos os episódios desse. O Cortella na presença do seu filho explora diversos temas relevantes para a sociedade nos dias atuais, num papo fluido e descontraído. Pena que eles não deram continuidade a série, mas fica a sugestão:

Se você leu até aqui, você é meu amigo.

Então, faz o seguinte:

  • Me segue no LinkedIn, onde eu mostro os bastidores dos meus projetos.

  • Se inscreve no meu canal do YouTube, lá eu compartilho minhas histórias.

  • Me acompanha no Instagram, mas não prometo nada além de alguns stories sobre meu dia a dia.

Ou, você pode compartilhar essa newsletter para outros amigos.