Como eu criei 50 modelos de Vans inspirados em diferentes culturas do mundo

Confesso que nem foi tão difícil assim. Somei paciência com as melhores ferramentas e cheguei em um resultado que me agradou muito!

Olá! 👋

Eu acredito que as grandes marcas precisam aproveitar o potencial da inteligência artificial nas sessões de brainstorming para novos produtos.

Essa ideia surgiu quando eu testei recriar os quatro modelos de tênis mais famosos do mundo, aplicando a estampa da famosa calçada de Copacabana.

Deu certo e eu decidi ir além!

Vamos ao que interessa:

Nessa edição vou te mostrar como eu fiz para gerar 50 modelos de tênis da Vans, um para cada cultura do mundo (ou quase todas, já que tem muitos países que eu nem sabia que existiam 😅)

1) O início no ChatGPT

Comecei solicitando ao nosso queridinho uma lista dos 50 países mais famosos do mundo, categorizados por continente e com o emoji da bandeira.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Depois, eu abri um GPT muito útil para preparar o prompt que eu vou usar no Midjourney. Calma que eu explico:

Um "GPT” é um robô treinado no ChatGPT para cumprir um comando específico configurado por você.

Nesse caso, eu usei um GPT pronto da comunidade para gerar comandos que serão utilizados em uma ferramenta que gera imagens através de textos — o Midjourney.

Dessa forma, eu consigo solicitar para uma inteligência artificial o prompt que eu vou utilizar em outra inteligência artificial. 🤖

Fica mais fácil se eu te mostrar exatamente o que eu solicitei:

E ele me devolveu isso:

Aqui você encontra o GPT que eu utilizei.

2) Dentro do Midjourney

Com um simples copiar e colar, fui solicitando ao Midjourney cada modelo, seguindo a lista de países.

Aqui entra o senso humano para escolher qual modelo melhor representa aquele país, já que a ferramenta entrega quatro resultados por vez.

Em alguns casos eu não fiquei satisfeito com o resultado e voltei para o GPT, solicitando que ele refizesse o prompt, sugerindo outro texto para colar no Midjourney.

💡 --chaos é um parâmetro que gera variedade nos resultados. Esse parâmetro varia de 0 a 100. Quanto maior o número, mais aleatórias serão as 4 imagens que ele fornece para cada prompt. Eu usei "25" pois quero que ele seja minimamente consistente, mas para que eu também possa escolher alguns resultados fora da curva, eventualmente.

3) Finalizando no Figma

Agora com todas as imagens em mãos, meu trabalho para terminar essa ideia foi organizar em frames dentro do Figma, colocando o nome do país e a bandeira, seguindo o mesmo padrão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E o resultado final…

…esse tu encontra no meu perfil do Instagram.

Me ajuda a mostrar isso para a Vans? Curte o vídeo e compartilha com o máximo de pessoas que tu conseguir 😉

Indicações da semana 💡

Eu vivo indo atrás de coisas novas. Frequentemente encontro algumas coisas legais, e outras nem tanto. Por tanto, aí vai um compilado do que eu estive consumindo nos últimos dias:

📚 Um livro...

Eu terminei de ler um livro que foi o melhor do ano até agora. Daquelas histórias que te prendem do início ao fim, cheio de plot twists através de uma leitura fácil e dinâmica.

A paciente silenciosa - Alex Michaelides - 9788501116437 em Promoção é no Buscapé

🎧 Um podcast…

Já faz alguns meses que o filme A Sociedade da Neve foi lançado. Eu fiquei muito instigado com a história e fui atrás de mais informações. Curiosamente encontrei um episódio do Nós na História (que eu acompanho bastante). Fica a sugestão:

Se você leu até aqui, você é meu amigo.

Então, faz o seguinte:

  • Me segue no LinkedIn, onde eu mostro os bastidores dos meus projetos.

  • Se inscreve no meu canal do YouTube, lá eu compartilho minhas histórias.

  • Me acompanha no Instagram, mas não prometo nada além de alguns stories sobre meu dia a dia.

Ou, você pode compartilhar essa newsletter para outros amigos.